Carta resposta à audiência pública ocorrida no dia 18/06/07 com o reitor Rubens Rasseli

 

O ensino superior no país passa por um processo de profundo sucateamento e privatização, determinados por uma política de educação que se concretiza no projeto de reforma universitária do governo Lula.

Diante dessa conjuntura, o movimento estudantil nacional tem se colocado à frente de diversas mobilizações em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.O movimento estudantil da UFES está inserido neste contexto, uma vez que a realidade da nossa universidade também se pauta por uma concepção de educação excludente, segregadora e desigual .

No último dia 15, ocupamos o prédio da reitoria como forma de reivindicação das demandas dos estudantes no que diz respeito a uma política efetiva de assistência estudantil, à democratização dos espaços da universidade e à não implementação do projeto de reforma universitária. Nos primeiros três dias de ocupação construímos uma pauta de reivindicação que foi entregue ao reitor Rubens Rasseli juntamente com a solicitação de uma audiência pública.

Os estudantes aguardaram uma resposta da reitoria em relação à pauta de reivindicações apresentada. Após a audiência com o reitor ocorrida no dia 18, o movimento OcupaUFES deliberou em assembléia geral a permanência da ocupação, entendendo que o reitor não trouxe respostas satisfatórias as demandas colocadas. A partir das declarações dadas pelo próprio reitor, fica clara a tentativa de omissão do gestor da universidade em relação à política educacional implementada na UFES. Tal responsabilidade é delegada, por exemplo, aos conselhos superiores, como se estes espaços – presididos pelo reitor – funcionassem de forma isolada e autônoma, sem qualquer influência da administração central. Durante a sua fala, o reitor não se manifestou de maneira objetiva e concreta frente ao manifesto, se abstendo das pautas centrais do movimento. Apesar de apresentar-se aberto ao diálogo, o reitor novamente demonstrou a falta de comprometimento para com os problemas da comunidade acadêmica. Mesmo tendo recebido a pauta de reivindicação antecipadamente, não houve sequer a apresentação de uma contraproposta aos pontos de pauta; pelo contrário, sua fala foi marcada pelo improviso e superficialidade.

Dessa forma, exigimos que a reitoria reabra as negociações com o movimento e apresente respostas concretas às nossas reivindicações. Aguardamos não apenas medidas imediatas mas também um comprometimento político da administração às questões apresentadas no nosso manifesto. Este comprometimento diz respeito não somente a questões específicas, mas a uma concepção de educação baseada no tripé ensino, pesquisa e extensão, que atenda as demandas da sociedade e apresente respostas as suas contradições.

 

 

Movimento Estudantil

Reitoria da Ufes, 21 de junho de 2007.

 

About these ads

114 respostas para Carta resposta à audiência pública ocorrida no dia 18/06/07 com o reitor Rubens Rasseli

  1. Novas reivindicqções disse:

    Novas reivindicqções Says:

    Junho 21st, 2007 at 6:02 pm

    Aprovadas novas reivindicações:

    1 – Exigir que o Reitor publique nota se comprometendo a emagrecer a quantidade de quilos determinada em comissão paritária: metade estudantes do oCUpraufes e outra metade de endocrinologistas.

    2 – Considerando que o movimento é muito burro e não sabe que existem não uma, mas sim três (03) fundações de direito privado na UFES, que o Reitor seja obrigado a comprar cartilhas de alfabetização para o acervo da biblioteca central.

    3 – Que o Reitor seja obrigado a declarar que é contra a política de Lula de exportação de álcool porque o produto bom deve ser bebido pelos brasileiros, de preferência nas noites frias na Reitoria invadida.

    4 – Que o conselho universitário seja obrigado a publicar nota no jornal O GLOBO declarando apoio ao PSOL.

    5 – Que o Reitor alugue um fusca para que, em uma viagem só, todos os filiados ao PSOL venham apoiar nosso movimento.

    6 – Que o deputado IVAN MEDROSO seja obrigado a residir na moradia estudantil da USP.

    7 – Que a polícia federal, ao cumprir a ordem judicial, bata apenas nos invasores que não estejam apoiando a chapa 1.

    8 – Que a polícia federal na verdade bata muito em quem não ajude a chapa um nessa campanha.

    9 – Que o Reitor declare que é contra os trabalhos, inclusive contra os trabalhos feitos em encruzilhada.

    10 – Que o Reitor assuma o compromisso de não punir o estudante que quiser assumir e sair do armário.

    11 – Considerando que CLODOVIL apoiou o movimento, que o Reitor seja obrigado a contratar o deputado estilista para que ele desenhe um uniforme para os estudantes.

    12 – Que o reitor se comprometa a contratar a ZOOMP ou DIESEL para confeccionar esses novos uniformes, que devem ser distribuídos gratuitamente.

    13 – Quer a sociedade entenda que, se eu sou pobre, é a UFES que tem que me dar ensino de graça, moradia de graça, livros de graça, bolsas e tudo o mais que eu quiser.

    14 – Que o reitor aumente a quantidade de bolsas para as estudantes…deverá a UFES comprar apenas bolsas da LOUIS VOUITTON e da PRADA, legítimas, pois elas sao chiques e não curtem nada paraguaio nem chinês.

    15 – Que seja mantido o preço do RU, mas melhorado o rango pois estou cheio de comer salmão de cativeiro. Exigiremos salmão selvagem do Alasca.

    Eram essas as humildes propostas; tenho que certeza de que poderao ser atendidas se as outras propostas “oficiais” também forem, pois sao do mesmo nível.

  2. CARTA LINDA disse:

    nossa! Adorei essa carta……. o Reitor esteve ai dia 18 e vocês demoraram 3 dias para escrever a respostas….e que não querem dizer nada…………realmente, são intelectuais como vcs que ajudam o Brasil.

  3. QUA RESPOSTA bacana disse:

    Olha, sinceramente, desde segunda-feira o reitor apresentou propostas e a galera ai demorou três dias para responder????????

    Voces tão fazendo o que ai dentro além de campanha para a chapa 1 ???

  4. Não vamos criticar..vamos construir disse:

    gente acho que esse lance de sacanear a carta não é legal…a carta é a mesma da ocupação de 1996, só que naquela época foi o PT que escreveu…agora foi o PSOL.,….

  5. PINHO SOL disse:

    quero dizer que não uso o PINHO SOL na minha casa porque é muito caro. Abaixo o PINHO SOL.

  6. adorei essa carta resposta disse:

    CARTA RESPOSTA MUITO BOA. BEM DEMOCRÁTICA.: OU SEJA, QUER QUE O REITOR SE COMPROMETA COM OS IDEAIS E PROJETOS DE UM GRUPO POLÍTICO DIMINUTO. E A PLURALIDADE AMIGOS?

  7. tripé disse:

    essa carta falando que apoia o ensino, a pesquisa e a extensão é brincadeira: invadiram a reitoria e paralisaram a pesquisa e a extensão que dependem de verbas que ficaram presas no prédio….coisa inteligente…ai, ai,

  8. MAIS UMA REINVIDAÇÃO disse:

    quero – exijo – que seja incluída mais uma reivindicação: QUE O REITOR ASSINE FICHA DE FILIAÇÃO AO PSOL.

    e viva a democracia.

  9. ATENÇÃO disse:

    urgente, urgente: a polícia tá em frente ao teatro só esperando……quem tem o fone da Karine ou do Danilo?

  10. pf disse:

    ei, galera, tem muito PF esperando em 4 viaturas na frente do teatro…alguém ai sabe de alguma coisa?

  11. João disse:

    esperando para desocupar estes invasores de prédios públicos. Espero que não esperem muito.

  12. Lôra disse:

    Quem falou isso?!
    N tem pol federal nenhuma.aff

  13. Anônimo disse:

    salci fufu…. pegadinha do malandro, otária!

  14. Eu disse:

    Bicho, os caras fazem um blog pra invasão, só tem gente metendo o sarrafo e ainda continuam lá. Que movimento estudantil é esse que assina a carta sendoq ue 60 pessoas apoiam a invasão e o resto da Universidade tá doida pra PF meter o cacete em todo mundo. A chapa 1 definitivamente cavou a sua cova!!!!ahuahuhaua

  15. "TRIPÉ" DO ENSINO disse:

    REVOLUCIONÁRIOS, INFELISMENTE NÃO VOU PODER ATENDER AS DEMANDAS DA SOCIEDADE E MUITO MENOS APRESENTAR RESPOSTAS AS SUAS CONTRADIÇÕES, POIS NO MOMENTO ANDO ATENDENDO AS DEMANDAS DO NOSSO DEPUTADO CLODOVIL… SE É QUE VOCES ME ENTENDEM!! HUAHUAHU

  16. "TRIPÉ" DO ENSINO disse:

    ERRATA: APÓS A OFERTA DE VERBA DO DCE E UM CARGO NA CHAPA 1 (PROMESSA DE CAMPANHA), VOU ABRIR UMA EXCESAO E ATENDER AO NOSSO AMIGO TADEU, QUE ANDA PRECISANDO DE UM TRIPE PARA ACALMAR OS ANIMOS.

  17. Anônimo disse:

    Vocês vão levar muita porrada, na hora que invadirmos eu vou ter muito prazer em quebrar alguns ossos, me aguardem…

  18. pinhossol disse:

    e soh cortar o fornecimento de agua, luz e maconha que eles desocupam rapidinho, rapidinho!!

  19. Voodoo disse:

    VOCES DEVERIAM DAR UMA PASSADA NO CENTRO DE ARTES ANTES DE CRITICAR O MOVIMENTO!

    por acaso na caixa d’água de vcs tem animal morto?
    tem gambá morando nas suas salas?

    eu nao vou fazer uma lista, vou deixar so esses dois problemas, q pra quem estuda no centro de artes (arquitetura, artes visuais, artes plasticas, comunicaçao social, musica e desenho industrial) sao apenas “probleminhas”.

    é claro q vcs vao ficar alheios à situação, seus predios sao bonitinhos e com ar condicionado. podem ficar ai parados aceitando a esmola q é a UFES q eu vo pra reitoria lutar pelos meus direitos!!!

  20. Anônimo disse:

    Cambada de desocupados, reclamam de barriga cheia, não querem é estudar, maconheiros vagabundos.

  21. Se Corta Malucada! disse:

    apesar do incomodo da malucada a ocupação continua ! ! começou o alvoroço!! o problema da universidade agora é o PSOL ! não existe corte de verbas ! fundação corrupta! nada!

  22. GAMBA MORTO disse:

    ESTAMOS NAS SALAS DE AULA POIS NOS IDENTIFICAMOS COM VCS E ADERIMOS AO MOVIMENTO, MAS ASSIM Q SAIR A MORADIA ESTUDANTIL, NOS MUDAREMOS PARA LA COM VCS… QUANTO A CAIXA DAGUA, REALMENTE ALGUNS COLEGAS NOSSOS BEBEM MUITO E ACABAM SE AFOGANDO NELAS (DAI A EXPRESAO ‘BEBER IGUAL A UM GAMBA’), MAS ISSO NAO ACONTECE SÓ NA UFES, ACONTECE TB EM TODA A GRANDE VITORIA E GUARAPARI. ABRACOS

  23. Gambá morot? disse:

    QUE IDIOTICE É ESSA? Pelo fato de teu centro (Centro de Artes) ser uma merda (sempre foi, aliás) você invade a Reitoria???

    Por que não invadiu a sala do direitor do centro ????????????????

    Deixa de ser idiota: se o problema era este, bastava ter conversado diretamente com o Reitor que ele dava um corretivo no diretor do teu centro.

    Aliás, que merda de centro, heim?

  24. centro de merda disse:

    olha, se o centro é essa merda é porque os estudantes não atuam na representação no conselho departaemntal…..cadê a representação estudantil??????

    por que invadir e prejudiciar todo mundo se o problema é localizado no centro? por que não pedir ajuda à reitoria em vez de esculhambar a ufes?

  25. para o pessoal do movimento disse:

    gente estive no interior a trabalho e vi as reivindicações lá em cima (primeiro comentário nesse blog) e por isso quero saber: são essas as propostas do movimento ?????????????????????/

  26. saiu agora no ON LINE disse:

    Notícias » Minuto a Minuto » Local
    Universitários lançam manifesto no blog OcupaUfes e exigem compromisso do reitor com mudanças
    21/06/2007 22:44:02 – Redação Porreta Rádios e Internet

    FERNANDO ZANDONADIDOID
    fzandonadi@porettagazeta.com.br

    Polícia Federal aguarda dentro da Ufes enquanto universitários fazem nova assembleía e exigem comprometimento político de reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Rubens Rasseli. Segundo o porta-voz do DPF no Estado, a operação de desocupação envolverá 150 homens com o apoio da PM e deve ser realizada por volta de 09h de amanhã (sexta-feira).

    Os estudantes não descartam a possibilidade de uma nova manifestação, como a que foi feita na Fundação Ceciliano Abel de Almeida, sede da Rádio Universitária, na tarde de quarta-feira (20). Na ocasião, cerca de 60 manifestantes ocuparam a recepção da Fundação por duas horas, fazendo apitaço e gritando palavras de ordem. Os alunos deixaram o prédio após a garantia de que os trabalhos no local se encerrariam à tarde. Segundo eles serão ações surpresa e podem acontecer a qualquer momento em prédios estratégicos.

  27. Amiguinho disse:

    tem gente aí preocupado demais com a reitoria, né?!

    parece que o R.U. tá funcionando que é uma beleza….. a biblioteca intaum tá bombando….

    viva a festa na reitoria e foda-se quem tá perdendo…

    não sei pra que esse barulho todo pela reitoria…. deve ser o reitor escrevendo essas merda ou alguem da chapa não partidária filiada ao PCdoB DA GERAL…..kkkkk

    realmente acho que geral se preocupa demais com eleiçoes e partidos politicos… mas ae.. na moral…. menos hipocrisia… pior q a reitoria fechada é o R.U. biblioteca e laboratorios….

    pau no cú do pessoal do PSOL e também do PCdoB…..

  28. Detonador disse:

    Pelo que eu da pra ver pelos comentários e pelo que mudou na vida do campus, tirando o pessoal que invadiu o resto da universidade ta cagando e andando pra essa ocupação.
    Ai eu pergunto: A ocupação tem alguma coisa a ver com a eleição do DCE no final do mês? Oq vcs acham? Quando vão começar a fazer campanha contra a chapa 1?
    E por falar nisso, tem outra chapa?!
    E sobre algumas das reivindicações até onde eu sei a biblioteca andou recebendo livros. Algumas semanas antes deles comprarem os livros um professor pediu sugestão de livros pra pedir para a biblioteca. E tem também aquele negocio do ônibus. Realmente é uma pena não ter um ônibus para os alunos poderem participar de eventos em outras regiões do país. Mas isso não é problema. Se vc precisar viajar para algum evento que vá ajudar na sua formação universitária basta se dirigir ao gabinete do reitor e solicitar a sua passagem. Já vi muita gente fazendo isso. Será que o pessoal da chapa 1 não sabe disso?!

  29. Alem do Velho Elitismo... disse:

    Venho aqui manifestar a minha indignação para com as origens do movimento OcupaUFES.
    Bem, primeiramente queria dizer que sou aluno do CT, mas ao contrario do velho estereótipo, no CT e em outras areas alem do IC2 não existem sómente reacionarios direitistas alienados… sim, concordo que grande parte das pessoas que estudam nos CT’s são muitas vezes conservadores e apáticos para com a situação do país e da sociedade. Mas isto não justifica a total ausencia da comissão organizadora da ocupação na explicitação das reinvidicações nas salas de aula dos CT’s.

    Fiquei sabendo que passaram nas salas do IC2, e em outras areas dos IC’S e CEMUNI, CCJE, e me pergunto, por que a total indiferença com os CT’s??

    Oras, se grande parte é reacionaria, apolítica, etc. é por falta de incentivo do pessoal das ciências humanas, que ao invez de informar quem não tem as respectivas informações e senso político preferem criar um grupo fechado para que fiquem se afirmando mutuamente como os lideres de uma pseudo-revolução que a mim soa mais como puro REFORMISMO, só serve à manutenção do aparelho estatal.

    Ta na hora de acontecer uma mudança nesse sentido, sugiro que deixem de lado a velha separação entre os cursos, e busquem uma integração com o campus todo, não só entre vocês mesmo, afinal, vocês em grande maioria representam a area de humanas da UFES, deveriam agir com uma postura menos hostil para com as outras areas do campus.

    Talvez se houvesse uma convocação em todos os cursos e a discursão de uma pauta de reinvidicações antes da ocupação ser efetivada, a validação da ocupação como movimento legitimo e de carater representativo dos anseios de todo corpo dissente da universidade fosse menos falsa.

    Deixo aqui o meu pseudo-manifesto contra o “velho elitismo revolucionario” dos IC’s.

    no mais, força no movimento, mesmo que seja excludente por natureza.

  30. Alem do Velho Elitismo... disse:

    Venho aqui manifestar a minha indignação para com as origens do movimento OcupaUFES.
    Bem, primeiramente queria dizer que sou aluno do CT, mas ao contrario do velho estereótipo, no CT e em outras areas alem do IC2 não existem sómente reacionarios direitistas alienados… sim, concordo que grande parte das pessoas que estudam nos CT’s são muitas vezes conservadores e apáticos para com a situação do país e da sociedade. Mas isto não justifica a total ausencia da comissão organizadora da ocupação na explicitação das reinvidicações nas salas de aula dos CT’s.

    Fiquei sabendo que passaram nas salas do IC2, e em outras areas dos IC’S e CEMUNI, CCJE, e me pergunto, por que a total indiferença com os CT’s??

    Oras, se grande parte é reacionaria, apolítica, etc. é por falta de incentivo do pessoal das ciências humanas, que ao invez de informar quem não tem as respectivas informações e senso político preferem criar um grupo fechado para que fiquem se afirmando mutuamente como os lideres de uma pseudo-revolução que a mim soa mais como puro REFORMISMO, só serve à manutenção do aparelho estatal.

    Ta na hora de acontecer uma mudança nesse sentido, sugiro que deixem de lado a velha separação entre os cursos, e busquem uma integração com o campus todo, não só entre vocês mesmo, afinal, vocês em grande maioria representam a area de humanas da UFES, deveriam agir com uma postura menos hostil para com as outras areas do campus.

    Talvez se houvesse uma convocação em todos os cursos e a discursão de uma pauta de reinvidicações antes da ocupação ser efetivada, a validação da ocupação como movimento legitimo e de carater representativo dos anseios de todo corpo dissente da universidade fosse menos falsa.

    Deixo aqui o meu pseudo-manifesto contra o “velho elitismo revolucionario” dos IC’s.

    no mais, força no movimento, mesmo que seja excludente por natureza.

  31. Thiago disse:

    Companheiros de UFES, OCUPANTES ou não. É realmente VERGONHOSO que um movimento que acontece a nível nacional, que não só reinvidica melhorias em universidades e cursos específicos, mas sim declara uma insatisfação geral com a desigualdade e injustiça social e a forma harbitrária e corrupta como a política é conduzida no país, possa receber críticas tão egoístas e a falta de apoio dos mais interessados no movimento.
    Diante desse decepcionante quadro, sinto-me até envergonhado de ser capixaba. Até parece que na terra da mukeka está tudo perfeito e maravilhoso, os políticos são honestos e bem intensionados e a distribuição de renda é plena e igualitária…..
    Qual é galera, este movimento representa muito mais do que a atual gestão do DCE querendo brincar de revolução com o reitor. Movimentos sociais de rebeldia e resistência são fundamentais para manutenção da tensão social que existe entre estado e povo. E nós enquanto cidadãos, que nos pretendemos seres políticos e conciêntes, temos o dever de manifestar nossos anseios e insatisfações.
    O movimento nacional de OCUPAÇÂO das reitorias é o mais novo manifesto social que direcionado aos representantes do poder, visa deixa-los cientes de que existe uma parcela, ainda que pequena, da sociedade que não assiste apáticamente suas perniciosas manobras e que pretende coagi-los a uma postura justa e igualitária

    ALERTA ESTUDANTES,
    AVANÇEM EM PASSOS FIRMES SOBRE A TRILHA DA VITÓRIA, A IGUALDADE CAMINHA A SUA DIREITA E A BRAVURA A SUA ESQUERDA. O FULGOR DE SEUS CORAÇÕES É O COMBUSTÍVEL QUE TE IMPULSIONA Á CONQUISTA CERTA, POIS NOBRE É TUA CAUSA E JUSTO O TEU CAMINHAR.

    “NÃO VOS ACONSELHO O TRABALHO, MAS A LUTA. NÃO VOS ACONSELHO A PAZ, MAS A VITÓRIA. SEJA O VOSSO TRABALHO UMA LUTA ! SEJA VOSSA PAZ UMA VITÓRIA !
    DIZEIS QUE A BOA CAUSA É A QUE SANTIFICA TAMBÉM A GUERRA ? EU VOS DIGO: A BOA GUERRA É QUE SANTIFICA TODAS AS CAUSAS.”
    “Da Guerra e dos Guerreiros – Assim falava Zaratustra”

  32. Jacobino do Bandolim disse:

    Retórica de quartinho do computador Vs. Crítica da vida cotidiana

    Essa ocupação não tem caráter de “vanguarda” iluminada que veio salvar os estudantes ou a política estudantil. Ela é mais interessante que seus supostos “líderes” e ela esta acima do DCE e da Eleição. Acho que é óbvio que o processo eleitoral não pode continuar até para defender a atuação e a continuidade da participação de todos que estão fora das chapas.
    Ninguém vai pegar o estudante pela mão (como ele esta acostumado) e mostrar “ó como o mundo é ruim”, a miopia estudantil esta diretamente ligada ao seu cotidiano aceito como inquestionável e o pior como o melhor que se poderia ter.

    NÃO ADIANTA CRITICAR COM PARÂMETROS MEDÍOCRES COMO: O INDIVIDUALISMO AUTISTA DA MAIORIA DAS PESSOAS, A SUBMISSÃO E A PASSIVIDADE.

    Vida longa à ocupação da UFES!

  33. Anna Paula disse:

    Se vcs não concordam com a pauta de reinvidicações, então vão em alguma assembléia do movimento e façam as suas! Coloquem suas opiniões, contrárias ou ‘a favor do movimento para que todos que estão lá dentro possam compartilhar também e quem sabe vcs conseguem dar alguma contribuíção positiva! POis isso que vcs estão afzendo não é positivo. Vcs apenas estão gastando tempo escrevendo ironias e sem contribuir nem para o fim da ocupação nem para o sucesso das negociações com a universidade.
    Ah, sem dizer que é um absurdo vcs virem aqui e escreverem como anônimos ou com nomes fictícios, digo isso tanto para os que são contra quanto para os que são a favor. Se vcs têm alguma opnião, então tenham caráter pra se identificar e vestir a camisa daquilo em que vcs acreditam.
    Também estamos sendo prejudicados pela ocupação, mas isso não invalida, de maneira nenhuma as reinvindicações.

    em apoio ao movimento,

    Anna Paula
    Física

  34. Armínio Fraga disse:

    O que fazem as chapas que disputam as eleições do DCE nesse momento?
    CHAPA 1 – Presa dentro da Reitoria ocupada. Não tem como fazer campanha. Desse jeito vão perder as eleições…
    CHAPA 2 – Também está na Reitoria.
    CHAPA 3 – O Léo Lopes deve estar dando assessoria ao Reitor sobre como agir.
    CHAPA 4 – Existe uma chapa 4? Não sabia! Nunca vi esse povo pela UFES.

  35. Caixa Econômica disse:

    Vimos por meio deste manifestar nossa indignação, pois desde ontem fomos proibidos de repôr o dinheiro do caixa eltrônico da reitoria. Vamos descontar nossos prejuízos dos 5 mil reais que demos para o FUMEI!!!!!!

    Abaixo as PPP’s????? uiahiauhaiuhiuahuiahua

  36. Anônimo disse:

    Concordo com Anna Paula. Tenho que dizer que não faço parte de nehuma chapa e nem apoio nenhuma delas. Mas e afinal vocês que só estão falando mal, o que estão fazendo para melhorar a situação dentro da nossa universidade??
    Também não concordo com tudo que o movimento esta fazendo, mas procuro estar lá dentro da reitoria o máximo de tempo que posso, assim pelo menos não saio falando coisas que não sei.
    Acho que contras e a favor do movimento deveriam contribuir da forma que podem para crescer juntos e não só ficar falando mal, desse jeito não estão ajudando em absolutamente nada. Torço para o movimento conseguir muitas coisas que estão reivindicando, assim a vida de todos que estão na UFES vai melhorar, duvido que quem esta aqui metendo o pau não vai gostar de comer melhor no RU, de ter mais livros na biblioteca….

    Força e perseverança para o movimento ocupaufes.

  37. Haimon disse:

    É engraçado… Como o poder de hegemonia da burguesia está presente até mesmo nas universidades, é lógico que isso não é novidade, mas o engraçado é o fato de estudantes que pertecem a uma classe que será contemplada pelas reivindicações de um movimento LEGÍTIMO se submetem as criticas ridiculas, cheias de egoismo e individualismo, DE FILINHOS DE PAPAI QUE NASCERAM COM O CÚ VIRADO PRA LUA.
    Acordem não foram eles que tiverem que estudar em condições ridiculas pelo descaso com a educação brasileira, não são eles que se submetem a sairem de suas casas no interior para se lancarem na sorte de buscar estudar em uma universiade pública.
    Mexa essa bunda, não fique ai reclamando:pow vou ficar sem bolsa, tenho que pagar conta…
    Não pague as contas agora e junte-se ao movimento para não precisar pagá-las mais, lute por um direito seu :A MORADIA ESTUDANTIL.

  38. Jacobino do Bandolim disse:

    Bolsas atrasam e pessoas são limadas delas à mercê de qualquer interesse mau caráter e nenhum desses “bravos” críticos de computador falou um “A”, fez um cartaz… no máximo choramingam como a criança que vê o doce caído no chão.
    Esse terrorismo do não pagamento é uma farsa, munição para geral ficar brigando por migalhas… uma luta no chiqueiro. É o ponto de vista da miopia e bitola capitalistinha de merda.

    Vida longa a ocupação!

  39. Gabriel disse:

    ahauhauhuahuauahauhauh, que ridiculo Haimon,

    vou me juntar ao movimento e depois oficiar a Telemar, a Escelsa e a Cesan que sou um REVOLUCIONÁRIO EMACONHADO que me juntei ao movimento da ocupação da UFES e por isso, não preciso mais pagar as contas…..RIDÍCULO

  40. FELIPE disse:

    SAI FORA SEUS PÉRRAPADOS, DEIXA O HOMEM TRABALHAR….AHAUAHUAHUAHUAHUAHUAHAU

  41. Eleição!!! disse:

    Aê pessoas do DCE!!!

    Se eu fosse vcs, começaria já a confeccionar cartazes e propagandas para as proximas eleições municipais, estaduais e federais… Pq a campanha vcs já estão fazendo, né???? Ah! E não esqueçam de utilizar as imagens com vcs abrançando a Brice e o Clodovil!!!

    E pra testar a popularidade dos nossos futuros candidatos, vamos ver o que vai acontecer nas proximas eleições do DCE!

    A proposito… Estudo no centro de Artes e nunca me deparei com um gambá em sala de aula…

    Só tenho uma coisa a dizer: obrigado a todos do movimento Ocupaufes… As idiotices que vcs falam me divertem diariamente!!!!!!!!!!!!

  42. Che Guevara não morreu!!!! disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Olha o que postaram aí em cima: (rsrsrsrsrsrrs)

    ALERTA ESTUDANTES
    AVANCEM EM PASSOS FIRMES SOBRE A TRILHA DA VITÓRIA, A IGUALDADE CAMINHA A SUA DIREITA E BRAVURA A SUA ESQUERDA! O FULGOR DOS SEUS CORAÇÕES É O COMBUSTÍVEL QUE TE IMPULSIONA A CONQUISTA CERTA, POIS NOBRE É TUA CAUSA E JUSTO TEU CAMINHAR.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Que isso????????????? Che Guevara????? Fidel Castro???????

    Pelo amor de Deus, genteeeeeeeeeeeeeee!!!!!!!! kkkkkkkkkkk Vcs são muito comedias…. O que a maconha não faz o cerebro humano raciocinar, né??? Pelo menos a ocupação está servindo pra isso: fazer os estudantes viajaaaaaarem!!!

  43. Thiago disse:

    Pow, Guevara, ce viu que eu tou inspirado, né !
    Na verdade esse espírito

  44. Kelly disse:

    Um convite

    Sou de acordo com a Ana Paula o anonimato neste blog, denota muitas vezes a falta de caráter e fundamento nos comentários.
    Convido a todos para a assembléia às 18h, inclusive quem está criticando, para se colocar e expor seus argumentos, se é que os tem, contra as reinvindicações.
    Tb não voto para chapa ou partido nenhum, mas como cidadã, luto por toda causa que se apresenta como necessária.

  45. Kelly disse:

    Uma defesa a moradia estudantil

    A moradia não só contribuiria para atender aos alunos do estado mas também para ampliar o intercâmbio entre estudantes de todo o país e do mundo, favorecendo o enriquecimento cultural, pela diversidade e o fortalecimento do movimento estudantil, pela agregação de valores e formação de laços em comum.
    Assim como o RU simboliza, mesmo que precariamente, um espaço de encontro e discussão no dia-a-dia. Muitas vezes um pequeno epaço de tempo onde podemos almoçar juntos e discutir diversas questões.

  46. Thiago disse:

    Pow, Guevara, ce viu que eu tava inspirado, né !!
    Na verdade, acho que é esse espírito coletivo de ação política que temos vivido na OCUPAÇÂO têm me inspirado assim….
    A própósito, apesar de fumar maconha, não estou fumado agora..Estou inclusive no serviço

    FORÇA OCUPAÇÃO !!!!!!!!!!

  47. Kelly disse:

    Em defes da moradia II

    A desculpa de falta de infraestrutura, não pode ser considerada na medida em que o centro da cidade dispõe de inúmeros prédios públicos abandonados.
    Se houvesse mais cobrança da sociedade e interesse das autoridades, estas poderiam firmar parcerias para a implementação e revitalização do centro através da ocupação desses prédios.
    Uma parceria entre governo federal e prefeitura para garantir a estudantes e moradores de rua a terem um residência.
    Muitos movimentos no Rio e em Saõ Paulo dos Sem teto e de estudantes, se apropriam desses prédios para a utilização do bem comum. Mas isso deveria partir do governo.
    Para ver algumas fotos do prédio Prestes Maia em São Paulo acessem o site:

    farewell

    e vcs poderão conferir fotos sensíveis de um movimento muito grande e importante para o país. Assim como é o movimento do MST.

  48. Kelly disse:

    Eu ajudo no movimento da maneira que posso, no tempo que disponho para isso, mas nem por isso pertenço a nehuma chapa ou partido.
    Existem pessoas que tem interesses específicos mas outras estão lutando com a consciência e sinceridade de quem luta por um bem comum.

  49. Kelly disse:

    Quanto ao Gambá bem…
    eu já vi tb. Mas ele tadinho, habita o campus assim como nós e acho bom que ele passe por lá assim como os macacos, araras e etc…
    Agora, a caixa d´´agua é realmente um problema aproveitarei para contar uma história que presenciei:
    Há cerca de três anos atrás estava assistindo ao jornal do estado na TV e vi a cena que foi gravada. Descobriram que a caixa d’água de um órgão público aqui do estado, não lembro qual, não era limapa a anos e quando mostraram a mesma perante as cameras… ao levantarem a tampa, pensei que fosse a tampa doesgoto, pois milhares de baratas correram desesperadas.
    A partir deste dia, passei a levar minha própria garrafa de água para a UFES, mas de vez em quando quando esqueço, procuro esqueçer do passado e tomo uns golinhos.
    Mas isso tb ocorreu raras vezes, pois em cinco anos que estou na UFES nunca vi a limpeza da caixad’água.

  50. Kelly disse:

    Aproveito para divulgar meu blog que tem muitos textos para estudantes de arte e público crítico e politizado em geral.

    http://quasarte.blogspot.com/

  51. Kelly disse:

    Crítica a organizadoras do Seminário de arte-educação no Metrópolis

    Aproveito para tornar pública a minha crítica:
    Inscrevi-me para apresentar um relato no seminário e o trabalho foi selecionado. Contudo, não podendo participar do seminário todos os dias, me dispus a participar apenas hoje, que seria o dia de minha apresentação.
    Lá chegando fui impedida de apresentar pelas professoras Moema do departamento de didática e pela professora Dora do Centro de Artes (Cemuni V). Tal fato se deu por eu não poder pagar a taxa de R$30, referente ao valor de inscrição para o seminário.
    Agora pergunto:
    Vou pagar para contribuir com o seminário? Qual é o verdadeiro objetivo o conhecimento ou a taxa? Vou pagar por um papel?

  52. Bárbara ped ufes disse:

    Ai pessoal gostaria de saber que horas vai acontecer a assembléia hoje??? se é às 18 ou às 19 horas.
    saudações a todos!!!

  53. Kelly disse:

    Crítica ao seminário e ensino de arte à distância

    Como fui barrada, apoveitei o tempo, para panfletar em nome da ocupação e depois fui convidada por colegas a entrar e participar do seminário fazendo algumas colocações que já planejava fazer ao apresentar meu trabalho.
    Algumas comunicações interessantes foram feitas sobre o ensino de arte e sobre o ensino de arte à distância, pela porfessora Maria Gorete e pelo diretor do centro de artes, Aparecido José Cirilo.
    Tais comunicações foram questionadas por mim e por mais algumas professoras que se encontravam na platéia e procurarei pontuá-las aqui, pois vão de encontro às nossas reinvindicações com relação ao ensino à distância:
    Iniciei a fala pontuando algumas questões e trazendo dúvidas sobre o assunto.
    Reclamei o fato da medida ter sido implementada de baixo para cima, por uma minoria, sem a elaboração de um seminário como o que ocorreu hoje, sem a realização de inúmeras reuniões e obtive a resposta evasiva de que, a pauta de discussões ocorreu mas, os estudantes não quiseram se envolver de fato, com seriedade.

    Pergunto:
    Q estudantes? Eu não fui questionada, convidada, nem orientada em momento algum.
    Solicitei que daqui para frente as coisas sejam resolvidas às claras, que seja feito um seminário sobre o assunto e mais reuniões com os estudantes e com a comunidade.
    O professor José Cirilo, disse que para o próximo semestre esta solicitação está na pauta das discussões. Vamos ver! Precisamos conbrar isso juntos!

    Perguntei:
    Por quê investir em estrutura física no interior se os nossos laboratórios de gravura, fotografia, multimídia, informática e outros estão sucateados?

    Resposta: As verbas dependem das parcerias que estabelecemos em cada região.

    E não poderia ter sido pensada, uma parceria, para promover melhorias aqui e conceder um percentual de vagas a alunos provenientes dessas localidades?

    Pontuei que, se faltam professores no interior, o problema não é só a falta de universidades mas, também, os vergonhosos salários que não encorajam ninguém a sair da cidade para essas regiões.
    Inclusive, na própria capital, a demanda não é sanada e tem professor de qualquer coisa, dando aula de artes à doidado.
    Antes de inventar estruturas em outras localidades precisávamos resolver os problemas daqui. Abrir mais vagas, cursos noturnos, melhorar os laboratórios, campus na grande vitória e assim ampliando pouco-a-pouco. Senão como serviremos de satélite e exemplo para os pólos? Contraditória a lógica não?

    Pontuei ainda que, a construção da moradia estudantil tb contribuiria para acabar com esse problema, uma vez que, mais estudantes do interior, teriam condições de virem para a cidade.

    Segundo o site do NEAAD (http://www.neaad.ufes.br/) e segundo a professora Maria Gorete cerca de 1270 vagas foram aprovadas para o ensino à distância que será implementado em nove pólos no estado. Segundo ela a carga horária seria a mesma do curso presencial. Não achei nenhuma informação no site (talvez eu precise pesquisar melhor).

    Perguntei à respeito do número de pessoas que está pensando a gestão destes pólos aqui no estado e pasmem:
    Segundo ela, dentro do centro de artes da UFES, são cerca de 11 pessoas responsáveis pela elaboração de material didático (com base em cursos de treinamento de ensino à distância), responsáveis pela estruturação, implementação e fiscalização de tais pólos junto às prefeituras das localidades em que são implementados, responsáveis pela identificação de problemas (que são muitos segundo a própria mesa) e pela resolução dos mesmos.
    Agora cá pra nós:
    Se nem o BOB ESPONJA saiu do esqueleto, como é que vamos acreditar?????

    Levando em conta que o negócio já está em curso e que já foi aprovado, perguntei:

    Qual a possibilidade de criação de um núcleo de estudantes bolsistas, para auxiliarem na elaboração, pesquisa, fiscalização e implementação desse projeto? Ajudando na formação dos mesmos, criando mais possibilidades de renda e participação democrática além do intercâmbio entre estudantes da UFES com estudantes dos pólos à distância através da elaboração de seminários e visitas com ônibus financiados pela universidade para encontros culturais e etc.
    NÃO OBTIVE RESPOSTA E O TEMPO PARA DISCUSSÃO TERMINOU.

    Outras duas professoras perguntaram:

    Quando será apresentado o relatório de resultados do primeiro período de implementação do curso? Ou seja como será fiscalizado e como teremos conhecimento dos resultados?
    NÃO OBTEVE RESPOSTA

    Como será resolvido o problema, da escolha de tutores desses pólos, se esse tutores precisam ser formados em artes e muitas dessas cidades não dispõem de profissionais da área?
    A MESA DISSE QUE ESSE É UM PROBLEMA A SER RESOLVIDO

    Estudando aqui, presencialmente, durante cinco anos, vejo o quanto ainda tenho para aprender e quantas pessoas saem sem preparo para atuar na área, imagine à distância.
    Estudando um pouco sobre a história da educação do país e das LDBs, se torna clara a percepção de que, o ensino à distância, na maneira em que está sendo implementado no país serve para:
    Tapar o buraco da deficiência educacional do país;
    Descentralizar os movimentos estudantis e a construção coletiva do conhecimento (como foi feito na ditadura militar);
    Criar mão-de-obra barata de qualidade crítica e cidadã questionável;
    Atrair verbas e concessões do Governo Federal.
    Favorecer a minorias;
    Servir de propaganda para alguns políticos;
    Criar maneiras paleativas de não resolver os problemas em sua raíz.
    Fadar-se ao fracasso, uma vez que, é pautado em uma experiência sem muito respaldo e apoio. Sem uma gestão democrática e participativa de construção e fiscalização junto à sociedade;
    Uma vez que demonstra desconhecimento do processo histórico da educação no país;
    Na medida em que essas mesmas pessoas aderem a um sistema neoliberal de educação, sem perceberem ou desejarem perceber a gravidade do fato.

    ACREDITO QUE, SE TODAS AS QUESTÕES ACIMA FOSSEM LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO, O ENSINO A DISTÂNCIA NÃO PRECISARIA SER IMPLEMENTADO NO PAÍS E NEM POR ISSO HAVERIA FALTA DE EMPREGOS E PROFISSIONAIS DA ÁREA.
    GARANTIRÍAMOS UMA FORMAÇÃO MAIS CONSCIENTE E CIDADÃ PARA O FUTURO. POIS ESTE SIM É O MAIOR OBJETIVO.
    A MAIOR PARTE DOS ESTUDANTES SE MOSTRAM CONTRÁRIOS AO ENSINO À DISTÂNCIA, POR ISSO DEIXO MINHA NOTA DE REPÚDIO.

  54. Kelly disse:

    a ASSEMBLÉIA SERÁ ÁS 18H

  55. Para aliviar os ânimos, não deixem de acessar o “Misto Quente”.

    http://mistoquente.wordpress.com

  56. Haroldo disse:

    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!

    PNC DO PSOL, PT, PCdoB.
    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!

    PNC DO PSOL, PT, PCdoB.
    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!

    PNC DO PSOL, PT, PCdoB.
    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!

    PNC DO PSOL, PT, PCdoB.
    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!

    PNC DO PSOL, PT, PCdoB.
    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!

    PNC DO PSOL, PT, PCdoB.
    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!

    PNC DO PSOL, PT, PCdoB.
    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!

    PNC DO PSOL, PT, PCdoB.
    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!

    PNC DO PSOL, PT, PCdoB.
    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!

    PNC DO PSOL, PT, PCdoB.
    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!

    PNC DO PSOL, PT, PCdoB.
    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!

    PNC DO PSOL, PT, PCdoB.
    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!

    PNC DO PSOL, PT, PCdoB.
    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!

    PNC DO PSOL, PT, PCdoB.
    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!

    PNC DO PSOL, PT, PCdoB.
    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!

    PNC DO PSOL, PT, PCdoB.
    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!

    PNC DO PSOL, PT, PCdoB.
    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!

    PNC DO PSOL, PT, PCdoB.
    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!

    PNC DO PSOL, PT, PCdoB.
    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!

    PNC DO PSOL, PT, PCdoB.
    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!

    PNC DO PSOL, PT, PCdoB.
    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!

    PNC DO PSOL, PT, PCdoB.
    DEIXA O HOMEM TRABALHAR!

    PNC DO PSOL, PT, PCdoB.

  57. Pessoa chata... disse:

    Caraca Kelly! Mas tu é chata, hein??? Putzzzzzzzzzzzzzzzzz

  58. Poliana disse:

    Sejam sinceros: vc’s realmente vão odiar comer num R.U. melhor né?! vc’s também vão odiar não ter q ficar esperando, no minimo duas semanas, por aquele livro que era pra amanhã neh?! é engraçado como aqueles q serão beneficiados podem odiar e reclamar tanto de outros q estão ocupando a reitoria em prol de um bem comum, q se alcançado não será de uso exclusivo daqueles que lá estão, jah q reclamam tanto compareçam em massa nas assembléias e deem como proposta o fim da ocupação e o pq da proposta!!! simples assim!!

    A ocupação continua sim!!!!
    Força galera, seremos vitoriosos!!!

  59. Para KELLY disse:

    Kelly, percebi que muitos dos ocupoantes sempre reclama do centro de artes. Conclui que aquilo lá é uma merdae, que a administração é incompetente. Mas, pode ter certeza de que o melhor teria sido ocupar o Centro, pois a Reitoria não tem controle sobre isso. Na Universidade tudo é política e os direitores e centros decidem as coisas como se lá fossem feudos.

    A ocupação da reitoria para resover os problemas do C.A, é um erro. Aproveito para tentar colocar o Reitor ao lado de vcs e não contra.

  60. João disse:

    Vão assistir a algum filminho hoje??
    Ou esta ocupação já está fazendo água??

  61. Detonador disse:

    Engraçado que os filinhos de papai do Darwin vão lá comer todos os dias, enquanto os pobrezinhos da ufes comem, as vezes com auxilio, e ainda reclamam da comida. E não sei se vcs já conhecerem alguma outra universidade, mas na maioria delas o RU é mais caro.
    E se a universidade fosse tão ruim assim vcs teriam unanimidade como vcs tiveram com as tarifas de onibus aquela vez. Vcs estão sendo reprovados pelos estudantes da universidade e pelo pessoal de fora. Só não tão dando tiro no pé pq quem ta ai pra estudar mesmo não ta nem ai pro DCE e pro movimento estudantil.

  62. Alem do Velho Elitismo... disse:

    Venho aqui novamente registrar que de forma alguma sou contra o movimento ocupaUFES e só estou criticando a FORMA pelo que ocorreu esse movimento.

    como já dizia mao tse-tung… pouco importa as condições objetivas (oportunidade de mudar ) se as condições subjetivas estiverem presentes.. ( vontade de mudar ).

    neste caso se observa o contrario.. as condições subjetivas estão presentes (atos simutaneos por todo o país contra reformas estatais ), mas as subjetivas ausentes ( vontade da grande maioria do corpo dissente de mudar )

    agora resta análizar se as condições subjetivas não estão presentes por falta de propaganda e discursão sobre as reinvidicações do movimento… é preciso sair do casulo que cerca o movimento estudantil capixaba em torno dos IC’S e CEMUNI’s.

    grato.

  63. Alem do Velho Elitismo... disse:

    errata,

    ***as condições objetivas estão presentes (atos simutaneos por todo o país contra reformas estatais )

  64. Anônimo disse:

    O C.A só tem viado e sapata, vão dar o cú nos quintos dos infernos seus merdas, desocupem a Ufes e deixem quem quer estudar em paz seus babacas de merda.

  65. Os cús pa UFES disse:

    E aí…vão abrir as pernas pro Reitor?????
    Ouvi dizer que a ocupação está fracassando e que tem uma galera defendendo sair de lá desesperadamente….a galera dos partidos!!!
    O problema é que se sair agora…vai ficar claro que esse movimento só queria mesmo era arrumar votos pra chapa 1 na eleição do DCE!!!
    Fora o PSOL, o PT, o PCdoB, o PSTU, e o Pdaputaqueopariu!!!!!!

  66. deixa o povo pagar disse:

    eu quero saber quem vai pagar para limpar a merda das pichações…ah, já sei, vai ser o povo, claro.

  67. IDIOTAS disse:

    Ô, seus idiotas: vcs acham que quem organizou a invasão não foram os partidos não? Eles já conseguiram o que queriam, que era juntar idiotas iguais a vcs para invadir prédio que pertence ao povo…já conseguiram a visibilidade que procuravam…e agora encerraram a missão.

    Vc que está ai dentro da invasão é tão inocente assim que não sabia ????????

  68. Acreanus a favor do O cú Pa Nós disse:

    Nós que somos da Ufac apoiamos totalmente esse movimento. Por sinal movimento aqui no Acre é o que não falta. Agente se movimenta para um lado e tá na Bolívia. Se movimenta para outro e tá no Peru. Uma prquena rebolada e tá na Colombia.
    Nossa sugestão é que o Reitor gordinho seja obrigado a fazer uma menção honrosa para o Boca Junior que humilhou os gaúchos gays.
    Todo gaúcho é gay mas tem alguns que ainda não sabem.

    Fuiiiii, para montevidéu!

  69. Anônimo disse:

    Vai toma no cú seus vagabas!!!

  70. PSOL APOIANDO disse:

    Informo que todos os militantes do Psol do Brasil lotaram um fusca e chegaram nesta sexta para apoiar o movimento.

  71. anônimo disse:

    vocês se julgam tão inteligentes em fazer um “movimento revolucionário” que esquecem as verdadeiras razões para se fazê-lo.
    todo pedido de mudanças nesse país. onde em se plantando tudo dá errado, é válido!
    mas as pessoas insistem em meter os pés pelas mãos e conseguem transformar qualquer movimento sério em festa, bagunça, maconha, diversão e plataforma política.
    churrascão da ocupação? ficar ouvindo reggae, forró, funk na reitoria?
    guimbas de cigarro, seda…
    vestir camisa de partido dentro da universidade, vestir uma ideologia e, sem saber se os outros 10 mil estudantes da universidade estão de acordo, invadir reitoria?
    qdo vocês vão entender que a universidade é muito superior a isso?
    cadê o movimento estudantil de alma lavada que não deve satisfação a ninguém a não ser os próprios estudantes?

    é assim que vocês querem ser respeitados?
    é assim que vocês pretendem ser levados a sério?

  72. caio disse:

    Em 3 dias de ocupação o predio da reitoria virou um lixão! tudo quanto é tipo de papel (jornal, pacote de biscoito, panfletos etc) e guimba de cigarro pra todo lado, canteiros totalmente pisoteados, nenhum cuidado com nada!

    Engraçado que na parede tinha a lista das comissões:

    Comissão de alimentação:
    12 nomes

    Comissão de cultura:
    9845 nomes

    Comissão de segurança:
    10 nomes

    Comissão de limpeza:
    UM NOME!

    Essa galera só quer saber de baderna. A UFEs realmente deixa muito a desejar, mas essa ocupação redícula não é o melhor meio de reinvindicar mudanças.
    São meia dúzia de pseudo-revolucionários fazendo uma merda em nome de TODOS ESTUDANTES, que 98% na verdade é contra!

  73. fico admirada como uma só pessoa tem tanta criatividade para escrever esse número enorme de comentários.
    afff

  74. e as bolsas ainda não estão atrasadas, babes.
    e nem ficarão!

  75. Carol tá certa disse:

    carol vc está certa.só tem uma pessoa criticando no blog…afinal, todos os 12 mil estudantes da UFES estão apoiando vcs….e a sociedade capixaba também…e o Papa.
    siga em frente sempre achando que está certa e o mundo errado. siga a cartilha. siga a cartilha, siga a cartilha ……do Psol.

  76. diogo - Carol tá certa 2! disse:

    É… Inclusive todos os alunos do CT, que até hoje nem sabem o que tá acontecendo lá…

    mais fértil do que a única cabeça escrevendo aqui, é a sua, carol, em pensar uma coisa dessas!

  77. sujeito disse:

    Tá, enfim,
    tem mialhes de pessoas criticando nosso movimento, mas eu não acho isso ruim…
    deixa esses caras acharem ruim… não estão nos atrapalhando em nada. O movimento de ocupação é legítimo por ser uma contrução dos fóruns democráticos do Movimento Estudantil. Quem acha ruim tem todo o diretio de achar ruim. paciência!
    Eles vão adorar todas as nossas conquistas assim como adoram a meia entrada no cinema, a meia passagem no ônibus, etc…
    Não os culpo, estão no direito deles.
    Carol, nossa vitória dará uma resposta à altura a esses desocupados…
    uns caras anônimos num blog não nos fazem sequer cócegas

  78. Anônimo disse:

    Movimeto Da G3ral tá militando nos blogs! http://movimentodageral.blogspot.com/

  79. Vomito disse:

    UJS na UFES ? PNC do Gustavo Peta

  80. URGENTE!!! SUJOU GERAL!!! disse:

    Galera, o pessoal da Gazeta descobriu “tudo”! Saiam foram o mais rápido possível!

  81. Anônimo disse:

    Carol Ornellas, esta atitude infantil vai te prejudicar muito…

  82. João disse:

    Já desocuparam??

  83. CAROL -----Invasão? disse:

    carol, que invasão/ocupação é essa? passo sempre em frente a reitoria e tenho visto uma movimentação estranha…que que tá havendo ali????

  84. me prejudicar?
    infantil?
    ah, me poupe!

  85. Deinis disse:

    Estudantes da Ufes prometem deixa prédio da reitoria na manhã desta segunda-feira
    23/06/2007 20:53:30 – Redação Gazeta Rádios e Internet

    PAULO ROGÉRIO
    pgomes@redegazeta.com.br

    A ocupação da reitoria na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que dura mais de uma semana, pode chegar ao fim na manhã desta segunda-feira, depois de uma negociação entre os estudantes que ocupam o prédio e o reitor Rubens Rasseli. A saída dos manifestantes está prevista para ocorrer às 9 horas.

    “Estamos apenas sistematizando o termo de compromisso, que deve ser assinado publicamente às 9 horas desta segunda-feira, junto com o a Reitoria. Depois disso vamos iniciar o processo de desocupação do prédio”, afirmou o integrante do movimento, Felipe Skiter, 22 anos, aluno do curso de Educação Física.

    Uma comissão de cinco alunos discutiu com o vice-reitor, Reinaldo Centoducatte, mais dois representantes da Pró-reitoria e da Prefeitura Universitária as reivindicações do movimento na última reunião.

    Os estudantes informaram que o termo de compromisso entre a reitoria e o movimento de ocupação prevê a criação de um conselho universitário para elaborar um projeto de moradia na instituição de ensino superior, enquanto a reitoria se compromete a levantar verba federal.

    Ainda estão previstas a compra de transporte para atividades acadêmicas fora do campus, nova discussão de cursos à distância – por meio de um seminário – e o retorno do controle da Rádio Universitária para a comunidade acadêmica. Atualmente a emissora é gerida pela Fundação Ceciliano Abel de Almeida.

    Os universitários disseram que não foram notificados, até a manhã deste sábado, pela Justiça Federal, que concedeu reintegração de posse à reitoria.

  86. ... disse:

    essa história já virou politicagem por parte de alguns!

  87. Deinis disse:

    Sempre vira, mas mesmo assim, o movimento é valido!

  88. Deinis disse:

    E vitorioso!!!

  89. caio disse:

    kct, moradia estudantil NAO!

  90. João disse:

    que bom que saíram, agora vê se párem de encher o saco.

  91. Carolzinha disse:

    Engraçado que ao menos conseguimos incomodar!
    Ninguém sabe do Ocupaufes, mas todo mundo comenta nos corredores algo! Engraçado, não?!?!??!??!!?!

    Bom, a gente pode fazer o seguinte: pega a mãozinha de vocês e levamos pra ocupação!
    Explicamos timtim por timtim o que a ufes reivindica e GRANDE PARTE DOS ALUNOS DA UFES irá entender! (certeza!)
    Afinal, todos gostam da comida do RU, sempre tem o livro que a gente precisa na ufes, a rádio universitária responde as demandas dos alunos,etc, etc, etc.
    São Mateus então? tá mil maravilhas!
    Alegre? é praticalmente o paraíso.
    aliás, nem sei pq o pessoal do interior reclama tanto. afinal, todos tem R$$ pra pagar 500 paus numa república. Vamos deixar o umbiguismo, meu povo!
    Isso é uma luta legítima. Ofensas pessoais devem ser remetidas a quem é de direito, vocês não acham?

    Ah, me poupe (algumas) pessoas.
    Falar é mto fácil. Sou o Anônimo 1, 2 ou 3.
    Que merda de idéias são essas que vocês nem colocam a cara a tapa?
    É teorizar demais. A ação é difícil!

    Acomodar? Jamais acomodaremos. Se quizer unir, será muito bem vind@.
    A ocupação termina hoje. Foi o meio. A luta continua!

    Carol, minha linda!
    estamos juntas na luta!

  92. João disse:

    A luta é contra a língua portuguesa: “quizer” é de lascar.

  93. Eu quero ver daqui a 9 meses disse:

    Se essa ocupação vai gerar frutos… ehehehe

  94. Bárbara ped ufes disse:

    Pessoal!!!
    parabéns a todos que participaram do Movimento OcupaUFES!!!! Isso demonstra a organização do movimento estudantil dentro da nossa Universidade e que podemos sim fazer algo de bom para a UFES!!!

    Quem disse que sumiu? aqui está presente o movimento estudantil!!!!

    Parabéns Galera!!!!

    *galera da comunicação! precisa-se de uma nota sobra a desocupação aqui no blog . valeu!

  95. Neto disse:

    Acho muito válido criticar as coisas… mas criticaram até agora!!! quero saber cade as propostas??? ningué apresentou uma melhor até agora… e duvido que quem está falando merda ficou 1 dia da 1 semana que a galera ficou la!!! Pq não foram nas plenárias?? Porque não participaram??? Ficar criticando com sua bunda grudada no sofá é facil… ainda mais vendo a TV Gazeta… é muito fácil acreditar num jornal de merda como a Gazeta… agora ninguem foi la dar força nem participar da redação!!!
    Decepção com os alunos da UFES… se a maioria for hipócrica como esses não sei se haverá universidades públicas pro meu irmão de 14 ano!!!

  96. Putz!!! disse:

    Pow..por que parou???? Tava mó engraçado o movimento!
    Agora as pessoas criativas e legais vão embora do Blog e vão ficar só as pessoas chatas atrás de votos para seus partidos… =(

  97. críticas de português?
    é apelar muito…
    então:
    o seu “párem”,
    nem preciso dizer, não é?!

    isso sim é um discurso infantil, nem mesmo nós da Letras apelamos para esse lado quando o discurso começa a pesar!

    Obrigada pelo apoio galera,
    o ME da Ufes agradece, com certeza!!!

    “25 DE JUNHO, TODO MUNDO VIU, MAIS UMA VITÓRIA, MOVIMENTO ESTUDANTIL”

  98. Jacobino do Bandolim disse:

    Ocupações não nascem com prazos de validade, cada dia é um novo dia dentro da ocupação e esse processo diário tem que ser criativo para avançar além das fronteiras da mediocridade. É triste ver que após a convocação do rebanho (vide email para listas acusando um fantasioso e inescrupuloso motim anarcóide, implorando para a presença em massa – ou em rebanho – para barrar a ameaça anarquista – parecido com o macarthismo, não?) decidiu-se então na sexta-feira pela aceitação de um documento que:

    1- foi alterado qnd retornou da reitoria
    2- não foi mais discutido (nem sábado e nem domingo – falar que foi discutido é uma mentira, pq sugeri alteração no último ponto do texto 3 vezes e foi tratoraaaaaaaada!
    3- não contemplava nenhuma perspectiva de continuação das reivindicações através da ocupação
    4- desembocava nas tranquilas águas do burocratismo (que nunca fez nada pelos estudantes) e na esperança juvenil de que a boa vontade do reitor finalmente havia finalmente aflorado.

    Vitória?
    Só se for a capital do ES, só se foi ter feito uma ocupação relâmpago que não mudou nada na vida da ufes (salve para aqueles que ficaram alguns dias lá dentro). Que fez dessa eleição do DCE uma piada e que de lambuja dialética fez da própria ocupação uma piada, vide que não conseguiu nada que uma conversa de gabinete não poderia ter conseguido: promessas de boa vontade sem prazo para realização.

    Vida longa a Usurpação!

  99. Jacobino do Bandolim disse:

    E a perspectiva futura acerca da continuidade das discussões que essa ocupação levantou são reveladas na forma como os “administradores” conduzem, por exemplo, esse site. Nem ao trabalho de comunicar o fim da ocupação e porque eles debilmente acreditam terem sido vitoriosos eles se dão ao trabalho.
    As comissões de comunicação e mobilização parecem ter sido criadas por surdo/mudos e alejados respectivamente… se não mudar o paradigma da política daqui a pouco os únicos participantes do ME serão os membros do DCE e sua chatice empoeirada e anacrônica.

  100. Até que enfim. disse:

    Finalmente essa ocupação ridicula chegou ao fim. Isso tudo foi uma grande desculpa para fazer farra, beber e fumar maconha, pq não fizeram e não decidiram nada!

    movimento estudantil? hahahahaha piada isso sim! isso é o que viraram uma grande piada frente a população capixaba!

  101. Pessoal,

    Essa denuncia é séria. Nem akreditei kuando vi. Ontem, dia 25/06/07, estava, como de costume, eu e Reginaldo no DCE tomando uma cervejinha logo apos sair do trampo na UFES, kuando vimos uma caixa cheia de, aparentemente, “rascunhos”, fichas velhas e atuais de alunos, num canto, próximo do bar. Comecamos e futucar e perguntamos para o Valdecir (Maozinha) se era lixo, e ele disse que deveria ser e que ele sempre tem ke pedir para reaproveitar. Nem precisaria de pedir, naturalmente.

    Nossa maior surpresa foi kuando vimos, bem no fundo da caixa que devia ter 10 mil folhas, cerca de 2.000 copias do boletim colorido “Informe-se Mais”, da Rede Alerta Contra o Deserto Verde, sobre o conflito Aracruz x Indigenas, de outubro de 2006.

    Minha tristeza maior foi porke muitas pessoas me pediram esses material, tanto do interio do ES, como de outros estados, e não tinha mais em lugar nenhum e agora estava indo para o lixo. Tb fikei triste porke foi eu ke buskei esse material na FASE e perguntei se o DCE realmente precisaria de tantos, e disseram ke sim!!! KE IRONIA!!! Pelo ke vi, nao distribuiram nenhum!

    Provavemente vao se defender dizendo que nao iria pro lixo. Ora, se nao iria, o ke iriam fazer com o material kuase 8 meses depois?

    Eles nao devem fazer NADA mas nos ainda podemos aproveitar para distribuir na FARSA DO VERDE 2007.

    Alguem tem alguma explicacao para o inexplicavel?

    Bjos e abracos revoltados,
    Rene

  102. Absurdo disse:

    Nossa Rene!

    Que absurdo!!!!!!!!!

    Mas vai se acostumando… Não pode contar com o DCE pra esse tipo de coisa não… Sabe porque??? Por que lá na hora das eleições, eles precisam dessas grandes empresas (leia-se Aracruz) pra financiamento de campanha… Portanto, o DCE não pode ficar se “envolvendo nessas questões”, entende???

    Da proxima vez, monte um grupo de estudantes e distribua vc mesmo!!!

    E se precisar, eu te ajudo!!!

    Boa sorte!

  103. Anônimo disse:

    Os marginais que ocuparam a Puc vão ser processados por furto e depredação, espero que o mesmo ocorra com vocês marginais sem causa real que só querem chamar atenção, a policia federal já está investigando os acéfalos que comandaram esta palhaçada, vocês não vão sair impunes seus merdinhas.

  104. Míriam disse:

    aew, na boa, vocês não tiveram vitória nenhuma, vocês só conseguiram um “iremos discutir isso, fazer aquilo, convocar e blábláblá”…como disse ao meu irmão, pra mim isso não é atingir nada, vocês deram por vitória as velhas promessas que nunca serão cumpridas!
    como disse em outro post, apóio a idéia de “movimento estudantil”, mas, pelo tanto que vocês falam, já passou da hora de ele ser realmente efetivo e concreto!!
    vocês terem essas promessas como vitória, a meu ver, mostra a fragilidade e imaturidade do movimento. Lembro que essa é uma crítica construtiva, que sirva de avaliação para uma futura ação!

  105. Anônimo 10 disse:

    Coitada da Carol Ornellas, gente… nem tem como sair mais prejudicada, ela já faz Letras Português e ainda brinca de “revolucionária”!! rsrsrsrrs

  106. Michelle disse:

    Pessoal… COMUNICAÇÃOOOOOOOOOOOOO!!!!a nota de desocupação da Reitoria tem que ser colocada no Blog, os objetivos e as estratégias também!!! Não pode ser concentrado !!! Tem que ser divulgado !a luta é de todo@s!!!!
    Bora continuar esse blog….. uma forma de socializar os acontecimentos dentro da universidade também!!

  107. Chapas 2, 3 e 4! disse:

    NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O PROCESSO ELEITORAL DCE/CONSELHOS

    Na última quarta-feira (27), fomos surpreendidos por uma série de deficiências no processo para escolha dos representantes para o Diretório Central dos Estudantes da UFES e os Conselhos Superiores da Universidade.

    Até às 18 horas do primeiro dia das eleições, apenas 7 (sete) das 63 (sessenta e três) urnas – Sendo 4 em Goiabeiras, 1 em Maruípe (Enfermagem), 1 em Alegre e 1 Em São Mateus – que deveriam deixar o local para servir de quartel general do processo haviam sido instaladas. O processo deveria ser instalado por completo as 8 horas da quarta feira.

    A Comissão Eleitoral justificou com a falha com a demora da PROGRAD em fornecer as listas de votação. Acontece que o órgão emitiu nota afirmando que só recebeu a solicitação às 16 horas e 47 minutos do dia anterior (26) e que por este motivo demoraria a atender o pedido dos responsáveis. Mesmo assim, houve despacho às 17 horas para liberação das listas, que até o final do dia seguinte, ainda não haviam chegado ao local combinado.

    O resultado é que foram instaladas apenas parte das urnas, e, ainda sim TODAS ELAS FORAM RETIRADAS APENAS COM FISCAIS DA CHAPA 1 – NÃO PARE NA PISTA.

    A comissão eleitoral, ignorando REGIMENTO aprovado em Assembléia Geral que previa a realização das eleições nos dias 27 e 28 de junho, com urnas em TODOS os cursos da UFES propôs a prorrogação do prazo eleitoral para a sexta – feira subseqüente (29), mesmo diante das observações de que a UFES está em final de período.

    Diante das mudanças apresentadas pela COMISSÃO ELEITORAL, sugeridas em reunião pela CHAPA 1 – NÃO PARE NA PISTA,

    Solicitamos o adiamento do processo eleitoral até que seja garantida a igualdade de condições para votação de todos os cursos e habilitações da UFES; Solicitamos ainda a dissolução da atual comissão eleitoral e a convocação de Assembléia Geral dos Estudantes para definição de novo calendário.

    Propomos que o próximo processo eleitoral tenha prazo suficiente para solicitação de URNAS ELETRÔNICAS ao TRE, evitando assim qualquer possibilidade de fraude no processo eleitoral;

    Sugerimos a diminuição do número de urnas (por Prédios e/ou Centros, para facilitar a fiscalização do processo), sendo estas, de fácil acesso e com local amplamente divulgado;

    Rejeitamos um processo eleitoral pautado pelo favorecimento de quaisquer das chapas!

    CHAPAS 2, 3 E 4, LESADAS NO PROCESSO ELEITORAL

  108. CHAPADA 1 disse:

    Caraca, a CHAPA 1 além de planejar a palhaçada a invasão da reitoria para ganhar a eleição, não se deu por satisfeita e deu golpe nas urnas ??

    Caraca…..

    Isso é que aparelhar a entidade…..

  109. Fraude nas eleições disse:

    ta ai eles mostrando a que vieram!!!
    bando de futuros dirceuzinhos, lulinhas e delúbios!!

  110. Futuro morador da UFES disse:

    Caralho…atenção PT e PCdoB + CA de comunicação, playboys e moderninhos do CEMUNI V…

    Vcs ganhariam mais fazendo campanha de verdade do que escrevendo merda em Blog.

    Vão tomar nesses rabos petistas de vocês…finalmente a moradia saiu do Zero….Se vcs acham q falta pluralidade ou que é idéia de partido isso q fizemos aqui, vão no congresso e aprovem outra coisa! Moradia foi aprovada no congresso e na reunião com os CAs que aprovou a ocupação. Nós aprovamos da reunião com CAs, e não foi o DCE… DCE tem nada a ver, muito menos a chapa 1 ou a 2….q são as unicas apoiadoras dessse movimento (e de todos os outros)…Foda-se Comunicólogos moderninhos, PT e PCdoB…Foda-se o CACOdoB, CA de comunicação comunista do Brasil, filiado ao PCdoB….

  111. Eleições disse:

    Fraude?
    Petista tem q se fuder mesmo heim…ficou o ano inteiro no gabinete do João Coser , apareceram no dia da eleição e agora esão dizendo que houve fraude… se retiraram do processo para tentar dar um golpe e acabar com a eleição e os golpistas são os membros da chapa 1???

    Pelo amor de Deus, façam o metro de superfície, prendam o Dirceu, Paremd e apoiar Roseana Sarney….depois reclamem de qualquer eleição….tipo aquela eleição que o PT fraudou com a ajuda da Grazi e do Vaccari em 2005….

  112. Rene anarco petista disse:

    E aí Renezinho, seu anarquista de meia tigela? vai disputar eleição do DCE tmb????

    Porra…o DCE da UFES não faz outra merda senão ficar se metendo a besta pra salvar os movimentos sociais do buraco e esses “anarquistas” de merda ainda falam merda…..Subversivo tem tudo é que se fuder mesmo…kkkkk
    nem eles se apoiam..kkkkkkkkk

    Renezinho, o anarquista do João Coser!!!!!!!

    kkkkkkk

  113. Camilla Helmer disse:

    Muito fácil esse bando de reacionários ficar falando, exigindo atitudes enquanto eles ficam em casa assistindo novela…

    Antes de criticar os outros que fazem alguma coisa pra tentra melhorar o lugar em que estudamos, façam uma autocrítica e se perguntem: o que eu faço pra melhorar o lugar que estudo ou vivo?

    Pensem…

  114. Gustavo disse:

    Companheiros,

    Segue abaixo os links p/ o vídeo da sessão fechada do COUN do dia 30/10, que deliberou sobre o plebiscito, e a adesão da UFPR ao REUNI, apesar da ocupação não estar disponibilizando estes vídeos nem se esforçando em divulgá-los me sinto no direito em passar os links p/ outros companheiros que estão na luta, por uma atitude anti-democrática os conselheiros votaram por impedir a filmagem no meio da sessão antes que entrasse em pauta o REUNI, mesmo assim conseguimos captar o audio. Cientes de que poucos até agora sabem como foi esse COUN que se reuniu de maneira praticamente secreta, o DCE/UFPR e o Coletivo Soylocoporti repassam esse vídeo para que todos os estudantes saibam o que aconteceu em tal sessão e pedimos que seja divulgado para suas respectivas listas.

    O Vídeo está dividido em três partes:

    .

    http://www.youtube.com/soyporti

    http://www.youtube.com/watch? v=v9VWdLP2qHg

    http://www.youtube.com/watch? v=dChalTw- wA8

    Saudações,

    Gustavo Castro

    http://www.dce.ufpr.br
    http://www.soylocoporti.org.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: